Biografia

Cristal Violeta

(Maura Fernandes)


 
 
Biografia
MAURA FERNANDES
Interprete compositora, violonista, poeta, escritora.

Nascida no Estado do Rio Grande do Norte, Município de Areia Branca, no Munícipe de São Cristovão.
Maura Fernandes tornou-se uma das mais promissoras revelações da musica Popular MPB.
Conhecida por suas composições junto a Federação Espírita do Estado de São Paulo, onde atua ainda hoje, recebeu vários títulos por seu trabalho continuo; e do Círculo de Amor à Vida, já não mais existente, onde foi diretora Presidente da Diretoria Executiva Nacional. E Chanceler da Presidência Universal, da mesma Comunidade. Atuou como secretária da Chancelaria.


Em diversas ocasiões, em festividades, em ponto de encontro de grandes músicos, artistas e literatos, Maura Fernandes, marcou sua presença com composições exclusivas, especiais para a ocasião, conforme lhe solicitavam. Curiosamente, é de sua autoria os hinos de São Cristovão, sua Terra natal.
Influenciada por seu pai, João Fernandes de Souza, violonista popular, este, possuía o habito de tocar em casa, escondidinho. Pois naquela época a mulher que quisesse ser artista, músico etc. Era mal vista por todos. Maura foi tomada por esta paixão, começou a dedilhar as cordas do violão, as cadencias musicais, tendo a habilidade de afinação por ouvido, tal habilidade foi tão prestimosa que ao descobrir o dom da filha, o senhor João Fernandes, teve certeza que deixava em mãos seguras, sua herança artística. Em uma família de nove irmãos, Maura, foi única que seguiu a profissão de musicista.
Autodidata, desenvolveu o estudo de musica e composição para violão, cavaquinho e órgão, teclado; além do domínio em instrumentos de percussão.


Maura superou os limites impostos pela sociedade local, onde a mulher sofria restrições artísticas; foi professora primaria, em sua terra Cristovão, e conseguiu desenvolver o seu potencial musical.
Atuou junto a entidades de baixa renda, assim como, realizou trabalhos voluntários em instituições beneficentes, hospitais e escolas, asilos, Creches, com a terceira Idade.
Casou aos dezessete anos, e logo formou família, teve quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres: Jose Adilson, Raimundo Anilton, Rita Francisca e Ângela Maria.


Chegou a São Paulo em 1967, residindo no bairro do Paraíso, junto a seu esposo, Manuel Luiz Ferreira.
Hoje Maura tem mais de vinte anos de profissão, os quais são marcados pela dedicação continua se aperfeiçoamento.
Elogiada pelas mais respeitadas personalidade da musica, recebeu inúmeros prêmios, condecorações e títulos da expressão musical e artística.


Atua em diversas entidades, como; a Ordem dos Músicos do Brasil, Movimento Poético Nacional, Movimento Poético Estadual, Casa do Poeta Lampião de Gás, e ICAL, Instituto Cultural, Artístico e Literário, entidade sem fins lucrativos, onde atua como Conselheira Fiscal. É sócia honorária da NIC Nova Igreja Cristã. Porto-Portugal.

Biografia feita por: Dra. Dorah Moussa


Voltar à Página Inicial